sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio


Paulo Lago *
Hoje comemoramos o Dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio. Essa data surgiu a partir da assinatura do chamado “Protocolo de Montreal”, um documento assinado por 46 países em 16 de setembro de 1987 em Montreal, Canadá, comprometendo-se a parar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC), apontado como o maior responsável pela destruição da camada de ozônio.
Localizada na estratosfera, a camada de ozônio é uma fina camada composta pelo gás ozônio (O3) que envolve a Terra. Embora na superfície terrestre o ozônio seja danoso, pois agrava a poluição do ar e aumenta a incidência de chuvas ácidas, nas regiões entre 25 a 30 km acima da superfície, esse gás exerce uma função fundamental para os seres vivos.
A camada de ozônio tem a importante missão de proteger a terra dos raios ultravioleta, visto que esses raios são nocivos para os seres vivos. Mesmo com a proteção da camada de ozônio, uma pequena quantidade desses raios consegue chegar à superfície do planeta, causando doenças graves como o câncer de pele e problemas de visão, como a catarata nos seres humanos, além de outras doenças nos animais, diminuindo a produtividade e causando a degeneração nas plantas.
Podemos ajudar a proteger a camada de ozônio evitando consumir produtos desenvolvidos a partir da utilização do gás CFC, hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) e bromuro de metilo (pesticida que causa o enfraquecimento da camada de ozônio).
Alguns países vêm conseguindo cumprir a meta estipulada pelo Protocolo de Montreal que tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio. O resultado tem surtido alguns efeitos positivos, visto que vários países, incluindo o Brasil, pararam de fabricar o gás CFC, havendo uma queda de cerca de 80% no consumo mundial desse agente. Além disso, o Brasil pretende antecipar o fim da utilização de HFCs em 10 anos, ou seja de 2040 para 2030.
Embora essas medidas sejam importantes, elas não são suficientes para proteger a camada de ozônio. Algumas ações simples podem também contribuir para preservá-la como:
  • Planejar um itinerário que possa favorecer a diminuição da emissão de monóxido de carbono na atmosfera. Assim, você também economiza tempo e dinheiro quando tiver que usar o carro;
  • Utilizar meios alternativos de transporte: ônibus, bicicletas, ou simplesmente caminhar;
  • Reduzir o uso de aquecimento e ar condicionado;
  • Comprar aparelhos e lâmpadas que consumam menos energia. Você vai reduzir os níveis de poluição e também economiza;
A NASA possui uma página em que é possível acompanhar as alterações na camada de ozônio por meio de medições diárias (http://ozonewatch.gsfc.nasa.gov). Acesse e acompanhe essas alterações.
Todos podemos contribuir para a proteção do meio ambiente. Antes de cobrar a implementação de políticas para proteger a camada de ozônio, é fundamental que comecemos a dar a nossa contribuição em favor dessa causa.
Para mais informações consulte:
Aqui acontece:
Protocolo de Montreal:
http://www.protocolodemontreal.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=24999


* O texto acima foi produzido em parceria com Marcus Welby-Borges.

2 comentários:

  1. yyeeah a mudança tem que começa por nós ;D

    ResponderExcluir
  2. Exatamente.... " pensar globalmente, agir localmente".
    Precisamos colocar nossa consciência em pratica. Josy

    ResponderExcluir