sábado, 17 de setembro de 2011

Dia 17 de Setembro - Dia da Compreensão Mundial


Andrea Santos
Compreensão. Essa palavra tem um sentido tão especial que realmente merece ter um dia que nos leve a refletir se temos feito uso dela em nossas vidas. Certamente um dia é pouco para compreender algo ou alguém. Esse deve ser um exercício diário.

A compreensão pode ser definida como ação de compreender; faculdade de perceber; conhecimento perfeito de alguma coisa; ato de entender os sentimentos de alguém.

Essa última definição é excelente! Ato de compreender os sentimentos de alguém. O planeta seria perfeito se soubéssemos compreender as pessoas. A tarefa não é fácil, exige dedicação, tempo para ouvir e buscar o entendimento. Como vivemos em um mundo onde tudo é para ontem, os dias passam e na sua maioria não observamos as pessoas.

O ser humano, que necessita de auto-afirmação, em muitos momentos sente a necessidade de fazer valer suas idéias, geralmente é nessa hora que surge a tentativa de anular, de forma voluntária ou não, o seu semelhante. Nessa hora a comunicação é essencial para uma boa compreensão. Quando nos comunicamos, buscamos compreender e é provável que no ensaio da compreensão mútua, ambos os lados sejam beneficiados.

A compreensão nos faz respeitar diferenças, nos possibilitando entender que não somos donos da verdade, que compreender a outra parte não nos anula. Podemos divergir nas idéias, mas respeitar é essencial.

Vamos aproveitar que o dia de hoje foi reconhecido mundialmente como sendo: Dia da Compreensão Mundial. O mundo está conspirando para que sejamos compreensivos.

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Vocês já conhecem o Green Nation Fest? Festival ambiental de cinema e novas mídias, que vai acontecer entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro no Rio de Janeiro.

    Participe de nosso concurso cultural online, temos categorias para pessoas físicas e jurídicas, entre blogs, vídeos, fotografias, twitters e até cartoons!

    Acesse o site: www.greennationfest.com.br
    confira o regulamento, se inscreva e boa sorte!

    As inscrições estão quase encerrando, no dia 30 de setembro! Aproveite!

    Att,

    Equipe Green Nation.

    ResponderExcluir