Lixo Eletrônico


As Melhores Práticas 

O crescente volume de lixo tem sido um problema de caráter mundial. As empresas por imposição do governo
, por meio de leis, ou na busca por uma postura ética e transparente, o que reflete bem a Responsabilidade Social, tem buscado práticas de reciclagem, para o destino correto do lixo. Algumas das melhores práticas serão aqui destacadas. Vale ressaltar, que no decorrer da pesquisa ficou claro que a educação, por meio da conscientização, é a principal arma para o sucesso dos projetos.
Dentre as práticas selecionadas está o processo de recolhimento, descontaminação e reciclagem das lâmpadas fluorescentes. Essas quando não descartadas corretamente, atingem o solo e o ar, liberando mercúrio, contaminando o meio ambiente e o próprio cidadão.
Um projeto interessante, referente ao descarte das lâmpadas fluorescentes, é o PAPA LAMPADAS, uma máquina simples, que faz o trabalho de descontaminação e reciclagem. A reciclagem pode ser realizada na própria empresa, não necessitando de um lugar especial. Aqui cabe um esclarecimento, não basta que a empresa decida doar as lâmpadas para a reciclagem é preciso que sejam retiradas por uma empresa certificada, para garantir que o produto tenha o destino correto.
Outro projeto que merece aplausos e divulgação é a Termoverde, primeira termoelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste, situado em Salvador-BA, que utiliza mecanismo para capturar o gás metano originado no processo de tratamento dos resíduos depositados no aterro, e transforma esses gases em energia limpa sustentável, produzindo anualmente 150 mil MWh ao ano, o suficiente para abastecer uma cidade com 50 mil habitantes.
A Nokia também chama nossa atenção - uma das maiores produtora de celular - consciente do impacto causado por seus produtos, recolhe em seus mais de dois mil pontos de assistência técnica 2 milhões dos aparelhos em desuso, inclusive de outras marcas. Sabendo que essa ação não é o bastante, montou um grupo de pesquisa, que preocupados com a questão ambiental, estão trabalhando em projetos utilizando matérias primas (garrafas pet, latas de alumínio, entre outros) para fabricação dos celulares e das baterias.  
É bom lembrar que uma pesquisa realizada por uma das maiores recicladoras do mundo Recellular, cerca de cem milhões de celulares são descartados anualmente.      
A empresa C&A, apesar de seu segmento operacional, não estar focado no comércio de produtos eletrônicos, desenvolveu uma campanha, de coleta do lixo eletrônico (celulares e baterias) em todas as suas lojas. Após recolhido os materiais são encaminhados para uma destinação correta. É uma prática interessante, mas falta divulgação, e por falar em divulgação essa sem dúvida é a deficiência da maioria das iniciativas. A C&A, por exemplo, está sempre vinculando sua imagem por meio de celebridades como Gisele Bündchen. Pense na Gisele, em uma propaganda convocando as pessoas a levarem seus celulares em desuso para a C&A cuidar do descarte. Seria impactante!
Na LIMPURB existe uma oficina (Papel da gente) que realiza um lindo trabalho de reciclagem de papel, transformando o que tinha como destino final os aterros, em verdadeiras obras de arte, como lustres, persianas, jogo americano, jarros, dentre outros. Esse projeto vem provar que a criatividade é uma grande parceira da reciclagem. (acesse nossos álbuns de fotos)
Finalizando, segue uma iniciativa que tem como propósito preparar o cidadão, aquele menos favorecido, resgatando sua alto estima, para que dessa forma possa competir no mercado de trabalho. A Usina Digital em Lauro de Freitas – BA,  realiza um projeto de recondicionamento de micro computadores. Eles recebem doações de equipamentos de informática, de empresas públicas, privadas e da população. Esses equipamentos passam por um processo de recondicionamento, realizado pelos jovens, estudantes das escolas públicas de Lauro de Freitas, que recebem um curso de capacitação com duração de cinco meses. Os computadores que não tem utilidade são repassados para duas cooperativas encarregadas de dar o destino correto para esse lixo eletrônico.  Em 2010 a Usina Digital capacitou 30 jovens e doou 180 computares para instituições.
Bom saber que existe empresas que possuem em sua bagagem a Responsabilidade socioambiental.
Andrea Santos e Fernanda Costa.