quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Voluntariado, um ato de solidariedade.

Foi no dia 28 de Agosto de 1985 que o então presidente da República, José Sarney, por meio da Lei Nº 7.352, sancionou a data como sendo o Dia Nacional do Voluntariado.
Voluntário. Essa é uma qualidade que pode ser destacada na maioria dos brasileiros, pessoas solidárias, dispostas a doar parte de si, seja por meio de recursos financeiros, ou em tempo dispensado a serviços que favoreçam outras pessoas.
Os centros de voluntários ajudam as pessoas que querem servir, mais não sabem ao certo como fazê-lo. O trabalho voluntário não gera vinculo empregatício, a ação beneficia tanto quem doa, fazendo com que se sinta melhor como pessoa, quanto quem recebe.
Na semana do voluntariado convidamos a Vereadora Eron Vasconcelos* (Tia Eron) de Salvador-BA a falar um pouco sobre o assunto.
Responsabilidade em Foco: Dia 28 de Agosto é o dia do voluntariado. Na opinião da senhora, qual a importância do trabalho voluntariado?

Andrea Santos e Ver. Eron Vasconcelos
Ver. Eron Vasconcelos: O dia do voluntariado é um dia especial por reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário. Um trabalho tão bonito e extremamente importante é também um grande exercício de cidadania. É uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo em que a sociedade ganha com o trabalho realizado, o próprio voluntario ganha e muito por adquirir uma carga de experiência muito vantajosa. 

Responsabilidade em Foco: A senhora tem parceria com algum centro de voluntariado?

Ver. Eron Vasconcelos: Sim. Com o GRUPO ASSISTENCIAL VIDA E SAÚDE (GAVS), localizado no bairro de Piatã. Uma instituição que ajuda pessoas carentes, hoje cuida de cerca de 20 idosos e da apoio a algumas famílias com doações e orientação psicológica. Muitos desses idosos foram rejeitados e abandonados por seus familiares.
Esta organização enfrentou problemas frente a denúncias de que faltava estrutura adequada para cuidar de idosos. No entanto, está atualmente em uma casa bem estruturada e com pessoas que cuidam muito bem desses idosos.  

Responsabilidade em Foco: De que forma esses centros contribuem para o desenvolvimento de Salvador?

Ver. Eron Vasconcelos: A cidade de Salvador é muito carente e são ações imediatas que ajudam a melhorar as condições de vida de muitas pessoas necessitadas de cuidados e apoio, a sobreviverem nesse mundo que mais parece uma selva. É através do GAVS e outros centros voluntários que prestam esse tipo de assistência que a sociedade como um todo toma conhecimento de que até mesmo mínimas doações significam muito na vida de outros.

Responsabilidade em Foco:  Enquanto vereadora, como à senhora observa a postura do povo baiano em relação ao voluntariado?

Ver. Eron Vasconcelos: O povo baiano é solidário por natureza. Esse jeito faz parte da cultura do baiano. Cada pessoa em seu intimo gosta de ajudar o próximo. E essa é uma pratica que vem se tornando cada vez mais comum. Acredito que faltam mais pessoas com espírito solidário que se disponibilizem para a prática de ações em prol do Interesse social.

Responsabilidade em Foco: Gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores?

Ver. Eron Vasconcelos: Gostaria da presença de mais empresas utilizando programas de voluntariado e que o soteropolitano possa se identificar cada vez mais com essa forma de ajudar o próximo, pois ela reforça a solidariedade e a cidadania, bases desse novo espírito de democracia e sociedade mais justa.

*Eron Vasconcelos é Vereadora da Cidade do Salvador-BA, está no seu terceiro mandato. É presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Um comentário:

  1. Vivemos em um país aonde a criminalidade vem ganhando espaço entre os jovens de comunidades carentes. Tenho visto e acompanhado esta triste realidade de perto e por isso me comprometi em executar ações sociais para conscientizar os jovens a buscarem um futuro melhor.
    Como cidadão, faço trabalho voluntário para essas comunidades, através de palestras de motivação, doações de roupas e alimentos bem como a divulgação de cursos profissionalizantes e dando oportunidades para inclusão no mercado de trabalho.
    Sinto-me feliz e satisfeito por realizar este trabalho tendo em vista a alegria e gratidão dos moradores de cada comunidade que visito.

    Deixo uma mensagem de reflexão aos participantes deste BLOG:

    É de grande importância a sua cota de contribuição voluntária, pois é mudando o indivíduo que melhoramos o futuro do nosso país.

    Tom Guedes
    Salvador/BA

    ResponderExcluir