sábado, 4 de junho de 2011

Responsabilidade Ambiental Começa em Casa

Bernadete Santos
É comum cobrarmos dos governos que tenham uma postura mais exigente com as empresas e indústrias com relação à responsabilidade ambiental.  Mas cabe aí uma reflexão, pois, uma grande parte dos problemas ambientais poderia ser evitada se atitudes simples fossem aplicadas.
É verdade que a Indústria de tintas, de cloro, de plásticos PVC e as metalúrgicas, descarta nos rios e seus afluentes metais pesados como o mercúrio e outros. Mas a indústria não é a única vilã, as residências, os bares e restaurantes há muitos anos, - todos os dias -, sem nenhuma responsabilidade lançam os restos de óleo de cozinha no ralo da pia, que imediatamente com grande fluidez através dos esgotos, chegam aos rios.
Quando há um sistema de tratamento de esgoto, menos mal. Mas se não houver o tratamento adequado, Esse comportamento pode causar danos irreversíveis à natureza.
A questão não é que os metais pesados são mais danosos que o óleo de cozinha quando entram em contato com a natureza ou vice versa, o que precisa ser esclarecido e entendido é que, o dever de cuidar do meio ambiente não está restrito somente as empresa e em especial as industrias, é dever de todos nós, afinal cuidar do meio ambiente é questão de cidadania.
Se conseguirmos passar para os nossos filhos, que a responsabilidade de cuidar do meio ambiente está em nossas mãos, talvez no futuro tenhamos pessoas mais comprometidas com a natureza. Por esta razão acreditamos que a Responsabilidade Ambiental começa em casa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário