Rosa Amália |
A Assessora de Planejamento da LIMPURB Rosa Amália Mendonça recebeu a equipe do Blog Responsabilidade em Foco para uma entrevista exclusiva onde o foco era reciclagem. Logo na chegada nos deparamos com a bandeira do Brasil, feita de garrafas pet, com a frase: Reciclar é preciso!
Hoje a missão da humanidade é a busca pela sustentabilidade. Por meio de uma postura ética e transparente as empresas vão atrás das melhores práticas, descobrindo meios para evitar que seus produtos se transformem em montanhas de lixo, formadas em muitos casos por um consumo desordenado. Ao lixo já produzido, que no ano de 2010 alcançou a marca de 1.419.582,78 toneladas em Salvador, cabe a busca de maneiras para reutilizá-lo.
Segundo a Assessora Rosa Amália a LIMPURB tem parceria com 22 Cooperativas/Associações que trabalham na coleta seletiva, bastando aos interessados contatar a mais próxima da sua residência / trabalho (acesse a página de serviços para visualizar relação). Porém esse número de cooperativas é mínimo, bastando compará-lo ao percentual de lixo reciclado, que não chega a 1%. Vale aqui ressaltar que em Salvador-BA, no ano de 2010 foram recolhidos em média/ dia 4.685,09 toneladas de resíduos sólidos.
Cabe ainda cabe mencionar outro tipo de lixo, o lixo eletrônico. Quando questionada em relação à coleta desses resíduos, a Assessora Rosa Amália responde: “Conforme a Lei Nº 11445/2007, a responsabilidade é do gerador. No entanto, existe uma parceria para o Descarte de Lixo Eletrônico em Salvador-BA, uma parceria feita entre a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e os irmãos Joseval e Joandro Araújo possibilitam o destino correto do lixo hi-tech. Quando solicitados, os irmãos fazem a coleta de equipamentos de casa em casa gratuitamente. É só ligar e agendar”. (acesse a página de serviços para visualizar contato).
Paulo Lago, Bernadete Santos e Ângela Lisboa (Pres. da LIMPURB) |
Segundo Rosa Amália a LIMPURB tem realizado ações de conscientização: “Foram realizadas ações pontuais, conforme programação de eventos (públicos ou privados) voltados para o meio ambiente, como por exemplo: Sociedade nos Bairros, Balanço Geral, Ação Global, Semana do Meio Ambiente e em toda a cidade. Também são feitos atendimentos em escolas públicas municipais e estaduais, universidades, associações de moradores, órgãos públicos etc. objetivando sensibilizar e conscientizar os cidadãos sobre o correto manejo dos resíduos e o horário da coleta domiciliar. Os locais mais visitados foram nas regiões de Brotas e Itapagipe, em função de reclamações dos moradores da região”.
A equipe do Blog Responsabilidade em foco observa que a dificuldade no avanço de um correto descarte está na falta de uma fiscalização efetiva e um sério trabalho de conscientização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário