sexta-feira, 20 de maio de 2011

Obsolescência Programada



Andrea Santos
É o termo usado para definir a estratégia das corporações, que na busca de um consumo constante, por parte do cidadão, utiliza meios para que um produto tenha sua vida util reduzida, dessa forma, aumentando o consumo e automaticamente gerando lucros grandiosos.
Na realidade essa é a forma encontrada pelas corporações para levar os consumidores aos delírios de consumo. Paralelamente deveria haver ações responsáveis na mesma proporção, para o descarte desse lixo. 
Mas não é isso que se observa, não existe uma postura ética. E por falar em ética, que tipo de responsabilidade social as corporações estão desenvolvendo?
As propagandas de marketing sempre incentivam o consumidor a ter o ultimo modelo de celular, Notebook, ipod, e assim por diante. Algumas empresas lançam um produto e tem outro, estrategicamente guardado, para um segundo momento. Isso significa que quando o consumidor compra um produto tecnológico, em pouco tempo ele estará obsoleto. 
De fato a cobrança maior deveria ser dirigida as corporações. Já parou para observar que quando seu eletroeletrônico apresenta um defeito, a assistência técnica, quando não condena o aparelho, cobra, quase sempre, um valor que representa de 50 a 60% de um produto novo? Então você pensa por um momento e decide que a melhor solução é comprar um modelo atual. Esse é o tipo de comportamento incentivado pelas corporações, que realizam seus negócios, na maioria das vezes, sem se preocuparem com os impactos causados na sociedade como um todo.
É incrível como constantemente a responsabilidade pela crescente montanha de lixo, produzida diariamente pela sociedade, é atribuída ao consumismo desenfreado do cidadão. Entretanto cabe uma reflexão, de um lado uma população insaciável para o consumo e do outro a indústria capitalista com a sua Obsolescência Programada.
Onde vamos parar? Segundo dados da pesquisa realizada pela empresa americana Recellular, uma das maiores recicladoras mundiais, só de celulares, o número é de 100 milhões de aparelhos descartados anualmente.
Uma lâmpada que em algumas décadas tinha vida útil de 2500 horas, hoje tem 1000. Que retrocesso é esse que nos faz usar a tecnologia em favor do acumulo do lixo?
É momento de cobrar mudanças e ela só acontecerá, com eficácia, quando todos estiverem envolvidos:
É preciso que o Estado se posicione com um conjunto de ações, que visem o correto descarte dos resíduos sólidos, em nível federal, estadual e municipal com o intuito de preservar a sociedade e o meio ambiente, na busca pela sustentabilidade.
As Corporações devem atuar com transparência e postura ética.
E a Sociedade precisa assumir seu papel, na cobrança de uma postura socialmente responsável, por parte do governo e corporações, enfim, cada cidadão brasileiro deve buscar essa mudança de comportamento, começando por consumir o que realmente precisa.
O mundo só será melhor, quando cada um de nós fizermos nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário