sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trate a rua como extensão de sua casa!

Andrea Santos

Por vezes acreditamos que uma pessoa que joga lixo na rua faz o mesmo em casa, mas na realidade não é bem assim. Muitos pensam que só devem cuidar do que é seu e isso não inclui a rua.
Segundo o escritor Roberto Damatta a casa é aquele espaço de aconchego, em que você compartilha com as pessoas que gosta e respeita. A rua é um lugar comum, de indivíduos passando de um lado para o outro sem que sejam diferenciados.
Quando as pessoas jogam lixo na rua, mesmo a lixeira estando próxima, significa que para elas a rua é um lugar sem importância. Por que tiramos o valor da rua quando por ela precisamos transitar o tempo todo? Esse tipo de comportamento prejudica a cidade de várias formas, inclusive, onerando as prefeituras.
O simples fato das pessoas não terem o habito de jogar o lixo na lixeira, e inclusive jogar pela janela do carro, deixa a cidade com um ar de abandono, sem contar que esse lixo, em períodos de chuva, é arrastado, entupindo bueiros, alagando ruas e muitas vezes voltando para a porta daquele que não pensou em tratar a rua como lata de lixo. Infelizmente essa postura obriga a empresa contratada para recolher o lixo da cidade a trabalhar em dobro, e é claro que o preço desse serviço é repassado para as prefeituras. E de onde saem esses recursos? Do nosso bolso, por meio dos impostos pagos por cada um de nós.
Precisamos mudar nossa postura. Vamos imaginar que a rua seja a extensão de nossa casa, e por esta razão devemos cuidar para que tudo esteja em ordem. Assim como não jogamos papel no chão de casa, porque o faríamos na rua? Assim como cuidamos de nossos móveis, porque não cuidarmos do patrimônio da nossa cidade?
Seja, portanto, um cidadão consciente e mantenha sua cidade limpa.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, se cada automóvel tiver um saco para descartar seu lixo, a cidade agradece.
    E não adianta culpar a Prefeitura, ou a empresa que presta serviço de limpeza, pois ha lugares que as lixeiras ficam vazias enquanto as ruas se encontram sujas. E o pior ainda, é quando essa sujeira está ao redor das lixeiras.

    ResponderExcluir