quinta-feira, 28 de julho de 2011

Somália: O retrato da fome

Andrea Santos

O mês é julho, ano 2011, século XXI...  Acompanhamos a situação de fome na Somália, país localizado no Nordeste Africano, que tem como título do seu hino nacional: Desperta Somália.
É inconcebível que nos dias atuais milhões de pessoas tenham suas vidas ceifadas por não terem o que comer. Morrem de fome! Sim, adormecem sem ter como despertar.
Em tempos de globalização não dá para ser indiferente ao que acontece no planeta. Como de costume, diariamente o mundo entra em nossas casas, por meio dos instrumentos de comunicação. Nos últimos dias recebemos, em destaque, os relatos da fome que se instaurou na Somália.
Pensemos em mães deixando seus filhos pelo caminho. Que condição é essa, vivida por essas mulheres que as obrigam largar uma parte de si para trás? Não nos cabe julgar, mas certamente, essas mulheres jamais serão as mesmas.
Enquanto isso, o homem tem buscado tanta coisa. Deseja ir longe, quer voltar ao passado e alcançar o princípio de tudo, enquanto tão perto pessoas vivenciam dramas que precisam de respostas simples e imediatas.
Exalta-se por ter chegado à lua. Que avanço! Mas não consegue saciar a fome do seu semelhante aqui na Terra.
Engrandece-se por criar armas capazes de matar milhões de pessoas, quando poderiam se mobilizar na busca de alternativas para matar outro algoz impiedoso: a fome de outros milhões.
Anualmente é anunciada a lista das pessoas mais ricas do mundo, com bilhões e bilhões em suas contas. Nesse momento a Somália precisa de US$ 1 bilhão. Que descompasso!
Não é o bastante esperar que somente os governantes, a ONU e as instituições abracem a causa. Todos, dentro de suas possibilidades, devem se mobilizar.
Então se pergunta: O que realmente tem sido feito em favor do povo somali? De que forma as lideranças mundiais tem se mobilizado para atingir esse problema em sua raiz? Não se pode admitir que homens, tão inteligentes, não encontrem uma saída para impedir a morte de tantas pessoas.
Vale lembrar que a fome também mata brasileiros e não está se falando simplesmente do Nordeste, onde em certas regiões a seca impera. Em contra partida, aproximadamente 40% da nossa produção agrícola não chega ao consumidor final, o produto começa se perder ainda na colheita, e conforme vai sendo distribuído, o desperdício aumenta. Um amassado aqui, outro ali, e vai se jogando no lixo o alimento que poderia ser aproveitado para saciar a fome de muitas pessoas.
É a desigualdade social batendo a nossa porta e nos convidando a sair da posição de indiferença em que nos encontramos. Algo precisa ser feito e já. Em alusão ao hino nacional somali conclamamos: Desperta planeta!

Um comentário:

  1. Infelizmente, na Somália esse país não tem nada para acrescentar nas riquezas desse mundo, nada para ser explorado como: Ex: Petróleo, como não tem nada pra oferecer, o continente africano digamos uma grande parte, vivem em pobreza extrema e é esquecido pelo resto do mundo. Porque vivemos no mundo capitalista, se você tem dinheiro, então você merece minha atenção, e não digo isso só governantes em geral, mas a sociedade em geral, como pode você vê uma pessoa passando necessidade e não compartilhar com ela, será o que você tem vai lhe empobrecer? Acredito que não, sempre temos alguma coisa para oferecer.

    ResponderExcluir