quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bunge desenvolve embalagem biodegradável para creme vegetal

Andrea Santos

Uma palavra com dezesseis letras e com um significado de uma importância, que se colocada em prática, pode salvar nosso planeta: SUSTENTABILIDADE.
Quando o assunto é a vida longa dos recursos naturais a palavra Sustentabilidade passeia por congressos, blogs, sites, TVs, jornais, revistas, enfim, todos os meios de comunicação.
O conceito de Sustentabilidade é simples: Ecologicamente falando é a postura de impedir que os recursos naturais sejam esgotados por uso desenfreado, desse modo as gerações futuras terão meios de usufruir das riquezas do nosso planeta. Competi ainda à reflexão, por parte das empresas, na produção de seus produtos, analisando de que forma ele irá impactar o meio ambiente.

Embora muitos não acreditem, a fonte pode secar, é aí que entra a Sustentabilidade, apelando para um consumo consciente dos recursos que o planeta nos concede. É preciso que as empresas pensem de que maneira o consumidor final irá descartar seus produtos quando sua vida útil terminar. É preciso pensar em reciclagem, pois esta é uma ferramenta de grande valor, capaz de transformar um produto que perdeu sua vida útil em matéria-prima novamente.
Como de costume, o Blog Responsabilidade em Foco se compromete na divulgação de boas práticas. Acompanhe esse exemplo:
Na busca por uma sociedade sustentável, a Fabricante Bunge tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de ações que valorizem o avanço da ciência, a educação e a conservação dos recursos naturais.

Presente no Brasil desde 1905 é a primeira fabricante de alimentos do país a produzir uma embalagem biodegradável, para creme vegetal. Os potes da linha Cyclus Nutrycell se decompõem nos aterros sanitários, em 180 dias. Isso é espetacular, à medida que no processo natural o plástico pode demorar mais de cem anos para se desintegrar, a depender da forma como é descartado.

Outra iniciativa da Bunge, por meio do Programa Soya Recicla, são as parcerias com supermercados, padarias ONGs e outras instituições para a coleta de resíduos. Em 2010, foram recolhidos 260 mil litros de óleo e transformados em sabão ecológico e biodiesel. Imagine quantas pessoas contribuíram para que essa quantidade de óleo fosse recolhida, deixando de passar por meio dos ralos das pias, sendo impedidas de contaminar os rios.

A Bunge tem vários projetos de Responsabilidade Social, caso queira conhecê-los acesse o site www.bunge.com.br

Parabéns pela iniciativa! São atitudes desse nível que, somadas a outras tantas, dará ao nosso planeta o direito de respirar.

Um comentário:

  1. Amei este site ter consciência faz parte da dignidade humana.

    ResponderExcluir