terça-feira, 14 de junho de 2011

Visita ao AMC - Aterro Metropolitano Centro

Stenio Brito e Bernadete Santos

Em visita realizada ao AMC - Aterro Metropolitano Centro, acompanhamos como é feito o processo de tratamento dos resíduos (lixo) recolhidos das Cidades do Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. O aterro é administrado pela concessionária BATTRE - Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos LTDA- responsável pelos serviços de operação e manutenção da Estação de Transbordo (local onde é feita concentração do lixo a serem transportados para o aterro) que atende a cidade de Salvador e pela implantação, operação e manutenção do AMC - Aterro Metropolitano Centro.
Criada em Janeiro de 2000, com Sede em Salvador – Bahia, a BATTRE atua no Transporte, Tratamento e Destino Final de Lixo; formada por uma equipe de mais de 141 colaboradores, faz uso da tecnologia de impermeabilização do solo, preparando-o para o recebimento dos resíduos sólidos que irá passar por um tratamento para retirada do chorume e do gás metano.
O processo de impermeabilização acontece da seguinte maneira:
Primeiro é colocado um metro de argila, em seguida uma manta de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e por último, o Geotextil não tecido, que devido a sua alta permeabilidade não permite a passagem de fluidos através de sua estrutura retendo as partículas. Em seguida o local já está pronto para receber os resíduos sólidos.
Todo esse processo se faz necessário para evitar que o solo e os lençóis freáticos sejam contaminados pelo chorume, substância líquida resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânicas depositadas no aterro.
Paulo Lago e Stenio Britto
O chorume é retirado do aterro através de dreno e encaminhado para as bacias, onde fica por um tempo determinado em tratamento e em seguida é transferido em caminhões tanque para concluir o tratamento devido na Cetrel e logo depois, através do  emissário submarino é descartado  no mar. 
É preciso ressaltar que uma área aproximadamente equivalente à 2,13Km2 precisou ser desmatada para a construção da AMC. Na busca de amenizar esse efeito a Termoverde, primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste, utiliza mecanismo para capturar o gás metano originado no processo de tratamento dos resíduos depositados no aterro e transformá-lo em energia limpa sustentável, produzindo anualmente 150 mil MWh ao ano, o suficiente para abastecer uma cidade com 50 mil habitantes.
O processo operacional que monitora gás, água da superfície e lençol freático é realizado na área interna do aterro. São 14 poços tubulares para monitorar os lençóis freáticos, 08 pontos de amostragem de águas superficiais. Já o gás é monitorado através de analisadores TRI GÁS – GEM 500/2000.
Na área externa do aterro em um raio de 4 km, são  07 pontos em poços rasos e cisterna de abastecimento para analisar os lençóis freáticos e 03 pontos de amostragem na bacia do rio Utinga  de  Fora à  jusante do aterro.
Segundo dados da LIMPURB cerce de 4.500 toneladas de resíduos sólidos (lixo) são recolhidos diariamente, desse total aproximadamente 1% é reciclado.
A sociedade precisa repensar seus valores, pois essa imensa área desmatada poderá daqui a mais alguns anos necessitar de ampliação, aumentando o índice de desmatamento. É preciso adotar a prática de separar o lixo seco (papel, plástico, lata...) do lixo úmido. Dessa forma só será depositado no aterro o que realmente não teve condição de ser reciclado, elevando assim a sua vida útil.
Faça a diferença,  separe o lixo seco para reciclagem. (consulte nossa página de serviços).
Além do tratamento dos resíduos a  BATTRE possui um trabalho social na comunidade instalada ao entorno do aterro, com a formação de mão de obra, alfabetização de adultos e Inclusão Digital.

4 comentários:

  1. Muito interessante essa matéria. Eu nunca ouvi falar de CHORUME.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    Excelente atitude...PARABÉNS!!
    Paulo Sérgio, em minha casa já é feito a separação do lixo a mais de 1 ano. Eu, semanalmente, levo meu lixo seco para depositar em containers no supermercado Extra Rótula.
    Também farei uma apresentação aqui na empresa sobre geração de lixo e, com certeza, utilizarei os dados do seu blog.

    Um abraço,
    Jânio

    ResponderExcluir
  3. Prezados

    Muito boa a sintese sobre o aterro, mas, dou aula para várias empresas e a maioria das pessoas não sabem que temos um atero controlado. Precisamos divulgar sobre a Politica Nacional de Residuos Solidos e a Consulta Pública que está sendo eralizada nos municipios da Bahia para a Elaboração da politica estadual de residuos Sólidos

    ResponderExcluir
  4. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010) estabelece uma série de objetivos e instrumentos para a gestão de resíduos. Não se trata só de coletar e dar destino adequado. É necessário que Salvador elabore seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos, instrumento que tem como função atender aos objetivos da política: reduzir, reaproveitar, reciclar. Para isso a regulação se faz necessária, os acordos setoriais e a logística reversa, além da importantíssima educação ambiental para que a população se conscientize e da inclusão social dos catadores!

    ResponderExcluir